Árvore da Vida

Como já falamos na postagem Flores e Alquimia, sobre as origens da Alquimia e o quanto ela está viva em nosso cotidiano, gostaria de compartilhar com vocês um breve resumo sobre um tema fundamental para a nossa proposta de terapia floral alquímica: a Árvore da Vida.
A Alquimia aborda as estruturas física, bioquímica e espiritual dos seres vivos através do símbolo da Árvore da Vida. Encontramos esta simbologia mítica citada em diversas filosofias e religiões em todo o planeta.

A terapia floral vai “ler” em cada Árvore da Vida, os possíveis desequilíbrios e desvios e, através das essências florais canalizar energias e reconectar esta "árvore" à sua verdadeira missão interior.
Na abordagem alquímica vamos encontrar a Árvore da Vida com a mesma estrutura arbórea da natureza - copa, tronco e raízes - formando um eixo da matéria ou eixo das três substâncias.
Para os Alquimistas toda e qualquer matéria que se manifesta sobre o planeta são resultantes da união de três substâncias, a trindade alquímica – Mercurius, Sal e Sulphur.

Na dinâmica desta Árvore da Vida, desenvolvendo e movimentando suas estruturas e substâncias, encontraremos ainda a roda dos Quatro Elementos: Terra, Água, Fogo e Ar.
A Terra vai nutrir a árvore, a Água vai absorver e misturar nutrientes, o Ar vai promover a respiração (O2 – Co2) e o Fogo vai sintetizar a luz e gerar energia.
Na copa de nossa árvore da vida estaremos lidando com a substância Mercurius e com os elementos Água e Ar, promovendo um movimento de expansão da matéria. Aqui a influência será do lado lunar.
Já no tronco vamos encontrar a substância Sal que promove o movimento de integração entre as três substâncias, sendo que o Sal pode ser considerado também como o quinto elemento de nossa árvore.
Nas raízes vamos encontrar o Sulphur, considerada uma substância mais densa, com um movimento de contração. Os elementos aqui são o Fogo e a Terra e a influência do lado solar se fará presente.
Podemos dizer, ainda, que na fisiologia alquímica de nossa árvore da vida, cada parte e cada substância corresponderá a um sistema de nosso organismo:
·       Mercurius (copa) corresponde ao sistema linfático. Os elementos ar e água vão dinamizar a natureza fria e úmida e os princípios florais serão os calmantes e balsâmicos;
·      Sal (tronco) corresponde ao sistema circulatório e ainda influenciará os sistemas respiratório e urinário;

·      Sulphur (raízes) corresponde ao sistema digestório, onde fogo e terra vão desenvolver a natureza quente e seca e os princípios florais excitantes e vitamínicos.
Porém o mais relevante é que todo este conjunto que forma a Árvore da Vida, envolvendo movimentos, comportamentos, natureza e polaridades possui uma alma, uma energia espiritual e psíquica que se utiliza da matéria a fim de se aperfeiçoar e de concretizar na vida sua missão cósmica.
É com esta visão alquímica que os florais compostos vão agir diretamente em nosso corpo, enquanto as essências florais sutis atuam na nossa memória energética.

Os conceitos da Alquimia aliados a esse efeito complementar entre as essências sutis e florais compostos é que tornam o Sistema Floral Joel Aleixo um tratamento completo e único.

Por isso, caso você esteja vivendo um momento de desequilíbrio, não empurre a "sujeira" debaixo do tapete. Cuide-se. Procure ajuda.

Vale aqui um pensamento de Jung: “O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera. Elas se mudam para a casa vizinha e poderão atear o fogo que atingirá sua casa sem que ele perceba.”

Fontes: Escola de Alquimia Joel Aleixo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem floral do Gerânio

Sono Saudável - dicas básicas