A alma das flores

Diante da frase “muitos consideram o óleo essencial equivalente à alma das plantas” decidi fazer uma breve tentativa de apresentar a vocês estas incríveis substâncias: os óleos essenciais.

Primeiro, eles são totalmente distintos dos tradicionais óleos vegetais. São chamados de óleos porque possuem aparência oleosa.

Na Química Orgânica são identificados como terpenos, ou seja, substâncias de origem vegetal ou animal, compostas pela combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.
O betacaroteno que encontramos na cenoura é um tipo de terpeno.
Os óleos essenciais têm como principal característica o fato de serem extremamente voláteis, o que significa, em temperatura ambiente eles tendem a evaporar.

Outro detalhe importante é não confundir o termo óleo essencial com essência. O autêntico óleo essencial é concentrado, totalmente natural, extraído de folhas, flores, sementes, raízes, frutos e troncos, possuindo comprovados efeitos terapêuticos e curativos.
Já as chamadas essências são, geralmente, a combinação de variadas substâncias. Um exemplo, uma essência cítrica pode conter toques de limão, tangerina, laranja... tanto de origem natural como de origem sintética. São utilizadas mais pelas indústrias por apresentar aromas ou sabores agradáveis e um custo infinitamente menor.
A extração dos óleos essenciais precisa ser feita em quantidades mínimas. Só uma pequena ideia - para produzir um quilo de óleo essencial de camomila será necessário utilizar cinco mil quilos da planta fresca.

Agora, para mim, uma das grandes maravilhas é porquê as plantas fabricam os óleos essenciais. Na verdade, embora sejam compostos secundários das plantas, eles vão assumir importantes papéis na luta pela sobrevivência.

Os óleos contidos nas folhas, raízes e cascas estão associados ao sistema de defesa contra microorganismos, fungos e bactérias. Já os óleos essenciais produzidos nas flores têm a função de reprodução - atrair agentes polinizadores, como pássaros e insetos.

Na terapia floral bem como na aromaterapia, os óleos essenciais podem ser utilizados por inalação, absorção da pele e ingestão. Suas propriedades antissépticas e antibactericidas já foram quimicamente comprovadas.
Para massagens terapêuticas, os óleos essenciais são concentrados demais para aplicação direta na pele, por isso são misturados com um óleo mais leve cuja finalidade é a diluição. Esses óleos mais leves são chamados de carreadores e devem ser extraídos de substâncias vegetais, nozes ou sementes. Um óleo carreador bem conhecido é o de amêndoa doce.

Então, minha proposta nada indecente é aproveitar estes presentes da Natureza e despertar olfatos, toques, sabores. Eis algumas sugestões:

Gerânio
Usado na antiguidade no tratamento de feridas e tumores, o Gerânio é um arbusto perene aromático, com folhas serrilhadas e pequenas flores. Mais de setecentas variedades são cultivadas para fins ornamentais. O óleo essencial retirado das flores, folhas e hastes do Gerânio tem um aroma doce e pesado semelhante ao da Rosa, porém mais penetrante. Ele é bastante conhecido pelas suas propriedades inspiradoras e que promovem equilíbrio.
Use tranquilamente em todos os problemas de pele, particularmente queimaduras, feridas e edemas.

Melissa
Erva perene de aroma adocicado, com folhas verdes serrilhadas e minúsculas flores brancas ou rosas. Também conhecida como erva-cidreira. Seu óleo essencial extraído das folhas e florações, tem um odor leve, refrescante e com uma suave fragrância de limão. Melissa é um dos óleos mais frequentemente adulterados e quase todos os óleos comerciais são adicionados de capim-limão ou citronela.
Trata-se de um óleo inspirador e bom para problemas relacionados com stress, atuando como tonificante. Também ajuda a baixar a pressão alta.

Capim-limão    
Um capim perene alto e aromático que chega a um metro e meio de altura. Tem um odor de limão forte e refrescante. É usado na medicina indiana tradicional para tratar doenças infecciosas e febres. Recentes pesquisas na Índia revelam que ele atua como um sedativo no sistema nervoso central.
Refrigerante, refrescante e estimulante.
Possui ação revigorante, útil para reanimar e energizar.
Ajuda a digestão e melhora o sistema imunológico.


Fontes: Guia completo de Aromaterapia, Ed.Pensamento; 
Óleos essenciais, Ed.Optionline; Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida

Mensagem floral do Gerânio

Sono Saudável - dicas básicas