Sono Saudável - dicas básicas

Diante das constantes queixas de clientes, familiares e amigos relacionadas à insônia e distúrbios do sono, achei proveitoso preparar um resumo geral de valiosas dicas sobre nosso sono, escritas por um médico e psicoterapeuta alemão, o Dr. Rüdiger Dahlke, autor do livro "A doença como caminho".
O Dr. Dahlke pratica uma medicina mais integral e sua abordagem combina extremamente com as orientações da Alquimia sobre a importância de voltarmos nossos biorritmos para os ritmos da Natureza, inclusive com relação a um sono mais natural.
Nesta primeira parte resolvi abordar os principais conceitos sobre a arquitetura do sono saudável.
Penso que é importante conhecermos o quê acontece quando dormimos, talvez assim possamos repensar nossas posturas e, por que não, reaprendermos a dormir melhor.
Então, vamos às informações sobre esta maravilhosa sensação que é “voarmos nas asas dos sonhos e do sono”. Com algumas pitadas alquímicas, é claro...
ü  O sono é uma fonte básica de saúde, regeneração e bem-estar.
ü  O sono reparador e de boa qualidade não pode ser comprado nem conseguido à força.
ü  O sono assim como a noite está subordinado ao arquétipo feminino e neste território noturno precisamos deixar que as coisas aconteçam e procurar adaptação aos ritmos e processos naturais.
ü  Durante o sono, os processos de regeneração física obedecem ao sistema nervoso parassimpático, aquele que cuida de nossas atividades “automáticas”, como por exemplo, respirar.
ü  O sono em quantidade suficiente fortalece o sistema imunológico, ajuda a elevar o ânimo, regenera o sistema nervoso e o mantém em estado de funcionamento.
ü  Durante nosso sono, a melatonina, um importante hormônio segregado pela glândula pineal num ambiente escuro, vai ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e aumentar nossa resistência imunológica.
ü  Nos estágios de sono profundo, a hipófise entra em atividade e segrega o hormônio do crescimento (HGH). Enquanto as crianças estão em fase de crescimento, o HGH atua nesta direção. Depois da puberdade, com o fim das fases de crescimento ósseo, o HGH aciona processos de regeneração no plano físico e processos evolutivos no plano espiritual.
ü  A secreção do hormônio do crescimento, responsável por muitos dos efeitos regenerativos do sono, se interrompe por volta de 3 horas da madrugada. Depois das 3 horas, a produção do hormônio no organismo vai passando do ritmo noturno para o diurno. O organismo já começa a produção de adrenalina e noradrenalina.
ü  Para a coluna vertebral, dormir na horizontal é uma necessidade absoluta. A conjugação de movimentos suaves e alívio da pressão durante o sono é muito benéfica para nosso aparelho motor.

ü  Os músculos também precisam de períodos de sono para se regenerar. Não é na academia que os sistemas cardiocirculatório e muscular ficam mais fortes. Os exercícios criam as condições para isso, mas é durante o sono que o organismo faz os ajustes necessários para satisfazer as novas exigências.
ü  Na visão da Alquimia, durante o sono realizamos a degradação de todas as informações desnecessárias, ou seja, aquelas que não são o foco de nossa vida. Essa degradação ocorre através da coluna vertebral, em sentido descendente passando pelos sete centros de energia (chakras) entre meia-noite e 6 horas da manhã.
Para dormir bem e ter este sono saudável e reparador, precisamos passar por algumas fases ou estágios que vão do adormecimento ao sono conhecido como REM (rapid eye moviment) o sono dos sonhos.
ü  Adormecer é entrar em transe. Qualquer pessoa tem essa capacidade, até antes de nascer, pois o feto dorme no ventre da mãe.
ü  Na primeira metade da noite predomina o sono profundo e a regeneração física, enquanto a segunda é ocupada por estágios mais leves e pelo sono dos sonhos, útil para a integração psicológica.
ü  No sono REM, os músculos da musculatura esquelética se descontraem ao máximo, de modo que a pessoa fica totalmente relaxada, mas o movimento continua. Normalmente, mudamos de posição entre 20 e 60 vezes durante a noite de sono.
ü  Existem padrões de elevação e queda na frequência das ondas cerebrais durante as várias fases do sono, mas cada indivíduo possui um perfil de sono diferente. No entanto, sabemos que cada fase tem duração aproximada de 90 minutos.
ü  Quando o despertador toca num estágio de sono profundo, a pessoa pode acordar com uma sensação de peso e cansaço. Já acordar num estágio de sonhos pode trazer uma sensação de vigor e bem-estar.
ü  O sono é regulado por uma espécie de relógio interno situado no cérebro que dita o ritmo alternado de sono e vigília.
Vale a pena lembrar que em tempos antigos, os seres humanos se orientavam pelos ritmos da Natureza para organizar suas vidas, como acontece ainda hoje com os animais selvagens e os povos arcaicos. 
Esses ritmos corporais continuam presentes em nosso organismo. Os que levam em conta as analogias e ritmos sabem que o sono natural tem grandes vantagens e até hoje dá bons resultados nas zonais mais rurais. Pensem nisso...

Fontes: Escola de Alquimia Joel Aleixo; Guia do Sono Saudável, Dr. Rüdiger Dahlke 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida

Mensagem floral do Gerânio