A Morada de Buda

São inúmeras as lendas que giram em torno da flor de lótus. Uma delas diz simplesmente "O Buda mora na flor de lótus."
Penso que também faria desta magnífica flor a minha morada se eu fosse um ser iluminado como Buda.
Mas o lótus é mais do que somente sua flor. É uma interessante planta aquática da mesma família botânica da vitória-régia. Suas folhas são grandes e arredondadas e costumam servir de abrigo para insetos e aves. 
Estas folhas são enraizadas no fundo lodoso de lagos ou lagoas de água doce por um rizoma vigoroso que os japoneses chamam de renkon. 
Comestível, o renkon é parecido com nossa mandioca, com uma textura macia e fibrosa e de sabor leve. Pode ser servido frito, refogado ou em sopas. Aliás, além das raízes os hindus também saboreiam flores e folhas do lótus.

Mas voltando a nossa flor, ela simboliza o sagrado e a pureza espiritual, afinal emerge inteiramente limpa dessas águas turvas e lodosas.
Sua florada acontece uma única vez no ano entre a primavera e o início do verão. Os botões se abrem, um a um, durante o sol nascente, revelando as belas flores. Brancas, cor de rosa ou brancas com bordas rosadas.

O miolo guarda sementes e ainda um abundante néctar e as abelhas aguardam a abertura da flor para colhê-lo.
Após florescer, suas pétalas duram somente quarenta e oito horas e caem dando a luz a mais um ensinamento, a beleza pode ser efêmera e a vida está em constante transformação.
Os Budas em meditação são normalmente representados sentados sobre flores de lótus completamente abertas.

Assim como os chackras, nossos centros de energia vital, também são representados pelo desenho desta flor.

Para mim o lótus traz mensagens de renovação, de consciência superior, de dignidade e fé.

"Renova-te. Renasce em ti mesmo. Multiplica teus olhos, para veres mais. Multiplica teus braços, para semeares tudo." - como "poetizou" nossa Cecília Meireles e como diria, se falasse, a minha flor de lótus.

Fontes: Revista Globo Rural fev/09, Revista Brasileira de Horticultura, tudosobreplantas.com.br 

Comentários

  1. No próximo verão poderemos ver a abertura destas magníficas flores na cidade de Mombuca, próxima à Ribeirão Preto. É praticamente uma colônia japonesa onde o cultivo do lótus permeia a vida das pessoas. Vai ser possível também saborear o renkon.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida

Mensagem floral do Gerânio

Sono Saudável - dicas básicas