A flor da pele

Nossa pele. Um tecido lavável, expansível e autorreparador que mensalmente se renova e que dura uma vida inteira. Este surpreendente órgão, o maior do seu corpo, se fosse removido e horizontalmente estendido, ocuparia um espaço de cerca de 6 m2 (o suficiente para cobrir uma cama de casal)
Essa incrível barreira protetora que nos separa do hostil mundo externo também nos ajuda a manter a água e os nutrientes dentro de nosso corpo e ainda mantém elementos indesejados como toxinas e bactérias, do lado de fora. Quase sempre.
Todo mundo já ouviu algo sobre derme e epiderme. Pois bem, a epiderme é a primeira linha de defesa e transforma as células mortas da pele em uma camada protetora e resistente. Já a derme, logo abaixo da epiderme, representa efetivamente as células saudáveis de sua pele. É aqui, na derme, onde a reprodução celular cutânea realmente acontece.
Por favor, não me interprete mal, mas tudo o que você faz para cuidar de sua pele como lavar e esfregar com esponja ou passar creme hidratante é feito em uma camada de células mortas. Seu banho matinal envolve limpar as células mais velhas e soltas da pele. Nós somos como árvores, cobertas por uma camada de casca protetora, totalmente morta.
No entanto essa mesma pele protetora e meio “casca grossa” ainda esconde inúmeros receptores táteis capazes de conectar todos os nossos sentidos com sensações absolutamente vivas.
Um banho de flores...
Um banho de sol...
Um banho de folhas...
Um banho de carinho...
Por isso nunca desista de sua pele, camada por camada, alimente-a de alegria, de energia , de amor e do toque de outras peles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida

Mensagem floral do Gerânio

Sono Saudável - dicas básicas